Programação promove a valorização do legado deixado pelos antepassados e interações futuras entre Brasil e Itália

Encantado – A Associação Beneficente e de Assistência Educacional do Rio Grande do Sul (ACIRS) juntamente com a Associação Ítalo-Brasileira de Encantado (Assibre) e a comissão organizadora da Suinofest 2019 promovem o 8º Encontro da Língua e Cultura Italiana do Vale do Taquari. O encontro objetiva promover a integração de grupos e de pessoas apaixonadas pela cultura italiana. Ocorre no dia 8 de junho, as 9h30min, no auditório Duroc, no Parque João Batista Marchese.

Coordenadora da Acirs com integrantes da Comissão Organizadora da Suinofest e da Assibre organizam o encontro italiano que ocorre no dia 8 na Suinofest

O evento faz parte da programação da Suinofest que ocorre nos dias 7, 8, 9 e 14, 15 e 16 de junho. Na semana passada, a coordenadora regional da Acirs, Maria Eloísa R. Spadoni, se reuniu com a comissão organizadora da Suinofest, com integrantes da Assibre e assessores da Câmara de Vereadores para organizar a programação.

“Viver a cultura italiana é o objetivo do encontro. Encantado sempre foi um centro da cultura italiana e nesta edição estamos juntos com a Suinofest para celebrar isto e também, quem sabe, promover novos grupos de italiano em Encantado e região”, salienta Maria Eloísa.

Para o presidente da Assibre, Nilo José Pretto, a programação valoriza e perpetua o legado deixado pelos primeiros imigrantes italianos que colonizaram o município. “Povo sem memória é povo sem história. Precisamos manter vivas as tradições.

Além de ser importante o convívio e o relacionamento entre as pessoas, todas as culturas merecem respeito e precisamos cultivá-las”, comenta.

O presidente da Suinofest, Rafael Fontana, reiterou que toda a infraestrutura da Suinofest está à disposição para a realização do encontro. Fontana salienta ser fundamental a realização desse tipo de atividade que valoriza as culturas e a história de Encantado e do Vale do Taquari.

A programação terá início às 9h30min com o credenciamento. Haverá apresentações culturais, relatos de intercambistas e falas de profissionais e autoridades sobre diversos assuntos referentes à cultura italiana e a respeito de interações entre Brasil e Itália. Após, o almoço, por adesão, ocorre no Salão Gastronômico da Suinofest.

O Encontro da Língua e Cultura Italiana do Vale do Taquari é uma realização da ACIRS com apoio da Comissão Organizadora da Suinofest 2019, Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), Assibre, Câmara de Vereadores de Encantado e Administração Municipal.

Como participar

Interessados em participar do Encontro devem se inscrever pelos telefones 3751-2876, 3751-3432 ou pelo 3751-2255 (também WhatsApp) ou ainda pelo e-mail executivo@suinofest.com.br. Até o dia 31 de maio as inscrições com ingresso para o almoço no Salão Gastronômico no dia 8 de junho custam R$ 90.

Deixe uma resposta