A mobilização foi um dos destaques da reunião promovida pela Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC VT), na sede da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E). Os parceiros querem que a CIC VT lidere a macro região formada por 40 municípios. A ideia é que o Vale do Taquari possa sediar a primeira reunião da Federasul no interior do Estado, como parte do projeto “Movimento Empresarial”. A atividade integrou a programação da Suinofest.
Saiba mais sobre o Movimento Empresarial – Federasul
O projeto “Movimento Empresarial” reúne as principais entidades de todas as regiões do Estado com o objetivo de renovar e identificar as novas lideranças. A intenção é tirar o empresário da posição de “conforto”, de simples expectador para o protagonista das principais ações locais. O movimento espera servir de ferramenta e consolidar a participação da base no processo de decisão da entidade, segundo a Federasul.
Ainda de acordo com a Federação, o Movimento Empresarial vai funcionar em oito macrorregiões do Estado. São elas: região 1 – Erechim, Planalto e Alto e Médio Uruguai; Região 2 composta por Ijuí e Cruz Alta; Região 3 vai reunir representações de Porto Alegre, área metropolitana, Vale dos Sinos e Paranhana; Região 4 integrada pelo sul do Estado passando por Pelotas, Rio Grande e Bagé; Região 5 inclui Santa Maria, Santiago, Santana do Livramento e Tupanciretã; Região 6 as cidades da Serra Gaúcha; Região 7 terá o Vale do Rio Pardo e Vale do Taquari; Na região 8 estão as Associações Comerciais e Industriais da Fronteira Oeste.
A ideia nasceu com objetivo de apontar caminhos para superar as dificuldades das atividades produtivas que envolvem empreendedores e empregados. O empresário de Estrela, Verno Arend representa a CIC VT na Federasul. Ele é o vice-presidente regional na Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul. Durante a reunião realizada na sexta-feira, dia 3 de junho, Verno pediu o envolvimento de todos nesse projeto. “Nós vamos manifestar interesse em realizar a primeira reunião no interior do Estado, durante a próxima quarta-feira em Porto Alegre, no “Tá na mesa. Esperamos que a resposta seja positiva para articularmos o evento.”
O presidente da CIC VT, Ito José Lanius enfatizou que as associações devem buscar entre os parceiros as boas lideranças. “Esse é o momento do interior se destacar na Federasul, que conta com 230 entidades filiadas. Precisamos apresentar um diagnóstico da realidade local, além de nossas carências como a demora nas licenças ambientais, tributos e excesso de burocracia que não fortalecem em nada o crescimento e desenvolvimento da região.”
O encontro serviu para discutir ainda a próxima bandeira da Câmara, a infraestrutra das estradas do Vale do Taquari. A entidade quer elaborar um panorama das rodovias. O raio-x deve apontar quantos municípios não tem acesso asfáltico, qual é a extensão da malha viária e o que precisa ser feito para a retomada das obras de duplicação da br 386 e o alargamento das RSs 129, 130 e RSC 453.
Texto/Foto: Assessoria de Imprensa da CIC Vale do Taquari