Brinde no Salão Gastronômico da Suinofest. foto Gisele Feraboli

Proposição possibilita também que festa gastronômica seja incluída no calendário oficial de eventos do Estado

A Suinofest de Encantado foi reconhecida pela Assembleia Legislativa do estado como de relevante interesse cultural do Rio Grande do Sul. O projeto de lei 224/2017 foi aprovado por unanimidade nesta terça-feira (3) pelo plenário, sendo a proposição de autoria do deputado estadual Edson Brum (MDB).

O evento é realizado a cada dois anos pela Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) em parceria com a Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores. Teve início em 1995 e já foram realizadas 18 edições.

Considerado o maior evento do município, a programação consolida e fortalece a economia local e regional. Na última edição, realizada no ano passado, cerca de 32 mil pessoas estiveram no Parque João Batista Marchese, local onde ocorre a festa. A programação conta com o Salão Gastronômico, Festival de Compras, Feira das Agroindústrias Familiares, Espaço Cultural, congressos e seminários, passeios turísticos, exposições de artesanatos, além de outras atrações para todas as idades.

“A Suinofest é um evento que oferece diferentes atividades e que já é reconhecida nacionalmente, divulgando o nome de Encantado e se consolidando como um dos melhores festivais gastronômicos do nosso Rio Grande do Sul”, elogiou Brum. Ele destaca que o clima familiar é um ponto alto do evento, congregando as mais variadas etnias. Além de atrair turistas e promotores, a festa é uma oportunidade para vender, divulgar produtos e projetar negócios.

“Temos que agradecer ao deputado Edson pelo empenho e dedicação com a comunidade de Encantado. Gratidão da ACI-E em nome de todos os associados por esse reconhecimento e pela importância desse fato de estar entrando no calendário de eventos do estado. Isso é resultado de um trabalho feito por muitas pessoas que sempre lutaram por ver a Suinofest ser um evento importante do Rio Grande do Sul e essa aprovação veio coroar esse empenho. Hoje Encantado é reconhecida como a Terra da Suinofest”, comemora a presidente da ACI-E, Renata Casagrande Galiotto.

O presidente da Suinofest 2019, Rafael Fontana, também agradece ao deputado Edson Brum pela iniciativa, bem como a todos os deputados estaduais pela aprovação desse projeto enfatizando que esta congratulação é importante para Encantado e região. “Esse reconhecimento através de uma lei estadual é mérito de um trabalho e esforço de diversos voluntários ao longo do tempo de transformar esse evento que é representativo do agronegócio e também do turismo ampliando a dimensão da Suinofest para todo o país. Este reconhecimento vem em um momento importante, quando o evento se consolida como um dos principais do estado”, destaca.

Na última edição, a Suinofest teve o patrocínio master da Dália Alimentos e do Sicredi, patrocínio ouro da Baldo S.A., Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Corsan e Salva e patrocínio bronze da Unimed, Arki Serviços e Ótica Brilhos. Também contou com o patrocínio cultural das Lojas Benoit, Diamaju, Bremil, Goemil, Cerfox, Cotrilac, Machado Agropecuária e Zandei Plásticos. Conta ainda com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS) e da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.

 

Colaboração Agência de Notícias AL/RS

Assessoria de Imprensa ACI-E