Primeiras fornadas do pão da Suinofest já fazem sucesso entre os visitantes da feira

A Suinofest já começou a exalar um dos seus aromas mais tradicionais: o do pão artesanal feito pelos clubes de mães de Encantado. Neste sábado (07), a comunidade de Linha Argola, representada pelo “Clube de Mães Cultivando Alegria”, foi a responsável por iniciar a produção no “Espaço do Pão”, no Parque João Batista Marchese.

A atividade é organizada em escalas entre os grupos participantes e toda a produção é feita no espaço montado para a ação, com funcionamento das 8h30min às 22h, junto à feira comercial. Neste ano, três clubes de mães estão envolvidos na produção e devem comercializar 2 mil pães até o final do evento, no dia 15 de junho.

Segundo a presidente do “Clube de Mães de Linha Argola”, Ires Luzzi, o grupo participa desde o início da atividade. “A gente vem todos os anos, desde que começou a venda do pão. Calculamos que hoje vamos vender em torno de 400 pães, com base nas outras edições”, afirma. A receita utilizada leva a assinatura da própria dona Ires, que guarda com carinho o segredo do sabor: “Uma dica é sempre começar com a água quentinha. E sempre melhor usar a banha de porco, que deixa o pão mais macio depois de assado e também é mais saudável”, compartilha. Cada fornada usa 5 kg de farinha, rendendo 16 pães que são comercializados a R$ 7 cada. A produção começou às 7h da manhã, e todas as fornadas foram vendidas ainda durante a manhã.

Quem passou pelo local aprovou o sabor e elogiou a iniciativa. A publicitária Leidiane Vian garantiu o pão logo cedo. “Vim para o Parque só para comprar o pão das meninas. É maravilhoso, todos os anos a gente busca durante a Suinofest para prestigiar a produção e porque a receita é sensacional”, comentou.

A ação tem um propósito maior: toda a renda arrecadada é revertida para projetos e atividades desenvolvidas pelos clubes de mães ao longo do ano. A Extensionista Social da Emater de Encantado, Renata Bigliardi, destaca a importância da ação. “O Espaço do Pão já se tornou uma tradição na Suinofest, atraindo grande público em cada edição. A participação dos clubes de mães é de grande importância. Além de contribuírem com um produto de qualidade e sabor incomparável, elas ajudam a manter vivas as tradições locais e têm a oportunidade de divulgar o valoroso trabalho feminino para a comunidade”, conta.

Os próximos grupos a assumirem o forno são o Clube de Mães de Linha Garibaldi, no domingo (08/06), o Clube de Mães do Santo Antão (14/06) e, encerrando a programação, novamente o grupo de Linha Argola, no dia 15/06. A iniciativa conta com o apoio da Emater, responsável por coordenar e mobilizar os grupos, além de parceiros importantes como o Sicredi e a empresa Panfácil, de Estrela, que destinou 600 kg de farinha especialmente para a ação.

Rolar para cima