Muito mais do que gastronomia, compras e entretenimento, a Suinofest também se preocupa com o eixo social do evento. Devido a isso, realiza diversas atividades que beneficiam entidades, associações e a comunidade em geral. Uma delas é a Suinokids, que neste ano reuniu em torno de 500 crianças, no Parque João Batista Marchese. O tema trabalhado foi o Cooperativismo. Este eixo incentiva a educação, a cidadania, a preservação do meio ambiente e a valorização da natureza.

Neste sábado (10), a partir das 8h30min, houve a culminância da primeira etapa do projeto. Para isso foram reunidos os alunos dos 4º e 5º anos das escolas municipais e estaduais de Encantado e escolas do município de Doutor Ricardo. A programação foi composta por show de mágica; momento de interação com o mascote Buti; distribuição de lanche e brindes e por fim visitação aos diferentes espaços da Suinofest.

Conforme a professora Lisania Sandri, que integra a equipe da Secretaria Municipal de Educação de Encantado, durante o ano, todas as turmas da rede municipal e estadual, de uma forma lúdica, trabalharam o tema Cooperativismo. Entre as campanhas realizadas, está o recolhimento de tampinhas que serão revertidas à Liga Feminina de Combate ao Câncer; lacres metálicos de latinhas que serão destinados à Tribo Biovida do Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini. Com a venda destes lacres, a Tribo irá adquirir uma cadeira de rodas que será doada para uma instituição. Além disso, também houve recolhimento de jornais que serão doados à Associação Encantadense em Defesa dos Animais (AEDA) e de óleo de cozinha. Parte do óleo será recolhida pela empresa Ecoóleo e outra parte será doada para o Centro Municipal de Educação, que utilizará na sua Cooperativa de sabão.

“Todas estas ações fazem parte do tema cooperativismo. Elas visam unir esforços para fomentar e incentivar a cooperação, a cidadania e a preservação do meio ambiente. De forma lúdica, nós trabalhamos com temas reais, que envolvem o cotidiano das crianças e também são relacionadas a sustentabilidade. Nós continuaremos com estas campanhas durante o ano”.

Saiba mais:
Em 2013, surgiu a ideia de realizar uma ação direcionada ao público infantil, que envolvesse os alunos da rede escolar do ensino municipal, estadual e particular, que frequentam do 1º ao 9º ano. A iniciativa partiu do Projeto de Sustentabilidade “Seja uma Fada para a Natureza” – implantada pelo Moinho Sangalli, que busca despertar este público para o tema em toda sua amplitude.

A atividade deu tão certo, que desde 2013, a Suinofest reserva um espaço para a Suinokids. Naquele ano foi trabalhado o tema “Rio Taquari e o destino correto do descarte de lixo”; em 2014 foi “a importância de uma alimentação saudável para a nossa sustentabilidade”; em 2015 foi “Educação Fiscal” e em 2016, o tema foi a “Água”.

A atividade tem como parceiros a Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), a Administração Municipal, Escolas da rede municipal, estadual e particular, Emater, Clubes de Mães, apoiadores e empresas patrocinadoras.

A Suinofest é realizada pela ACI-E, tem o patrocínio da Administração Municipal, Câmara de Vereadores, Dália Alimentos, Sicredi, Baldo S.A, BRDE, Lojas Benoit, Unimed VTRP, Corsan, Banrisul, Machado Agropecuária e Fontana S.A e tem o apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Banco do Brasil e CDL de Encantado. A organização do Festival de Compras é da Lume Eventos.

Texto: Ascom Festival de Compras
Foto: Micheli Tonezer

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Por favor preencha o campo *